top of page

SAMBAGOlá - Orquestra Popular

 

...e seu samba inspiração

Batuque na mesa e os versos na ponta da língua. Um movimento, que surgiu no tradicional reduto da boemia baiana, o Bar Toalha da Saudade, também conhecido como Casa de Batatinha, o músico Gabriel Batatinha conta que, de um manuscrito do velho Batatinha, o diplomata do samba baiano, veio a expressão “Sambagolá”. Consciente da sua missão de perpetuar a magnífica obra de seu avô para as novas gerações.Em meio as rodas de samba e junto aos compositores e instrumentistas que fazem atualmente do toalha da saudade a casa do samba no cenário baiano teve então a ideia de criar a orquestra popular, com influências musicais de vários cantos do mundo, o movimento artístico cresceu rapidamente e começa a se expandir pela cidade de Salvador.

A Orquestra Popular Sambagolá é um coletivo composto pelos herdeiros do compositor Batatinha, Jorge e Gabriel, além dos baianos Felipe Brandão (pandeiro) e Gabriel Campos (flauta); os mineiros Gustavo Maia (Cavaquinho e Violão) e Lis Brasil (Percussão); o boliviano Danilo Martinez (trombone); a suíça Seraina Gratwohl (Violino); o africano Prince Macauley (Percussão). A orquestra reverencia o regional samba da Bahia, seus remanescentes e toda uma nova geração de compositores, lançando seu trabalho autoral e reinterpretando clássicos da música baiana e brasileira em versões próprias, numa roda de samba cheia de energia e vibração.

A pulsação principal da sonoridade do grupo é o samba. Mas ritmos como frevo, coco, baião e ijexá permeiam essa inusitada roda de samba, que além dos instrumentos clássicos do gênero traz também instrumentos eruditos em sua formação. A Orquestra Popular -Sambagolá é uma ação de valorização da cultura baiana e uma forma de apresentar ao público parte da história do samba do Estado com o mais atual trabalho de novos grandes compositores e revisitando a obra de mestres como Batatinha, Ederaldo Gentil, Edil Pacheco, Riachão, Mateus Aleluia, Roque Ferreira, Walmir Lima, dentre outros velhos bambas.

Cada show baile da Orquestra tem 3 horas de duração, apresentando canções brasileiras brasileiríssimas com arranjos inéditos e resgatando parte da rica produção artística nacional, unindo composições de novos artistas aos clássicos. Os cantores do coletivo revezam-se ao longo da apresentação, que também tem a participação de convidados especiais a cada show. A direção musical da orquestra fica a cargo do músico e compositor Gustavo Maia, que também assina os arranjos de base junto à Gabriel Batatinha.

Contatos: Felipe Brandão (71) 9684-8176
Seraina Gratwohl(71) 9295-8655
Gustavo Maia(71)9400-4735

 

Email: sambagola@hotmail.com

Contato : Flora Rodriguez (Produção) 
(71)9361-5115 / 9611-3260

bottom of page